Muitas famílias têm dificuldades em gerir o seu dinheiro porque têm a mentalidade errada. Sim, aquilo que nós acreditamos vai moldar o nosso comportamento e o nosso comportamento vai moldar o nosso resultado financeiro. Com certeza, por falta de conhecimento e por ideias incorretas, muitos cristãos não conseguem gerir biblicamente as suas finanças. No entanto, quando alinhamos a nossa mente com os princípios bíblicos, poderemos trazer paz e prosperidade para a nossa família.

Assim, se queremos mudar a nossa vida financeira, temos que mudar o nosso comportamento, para mudar o nosso comportamento precisamos mudar a nossa mente.

 

10 Mentiras sobre dinheiro que não estão corretas segundo a Bíblia!

 

1. O dinheiro é meu. Trabalhei muito por ele.

Verdade: O dinheiro e tudo o que eu tenho pertence a Deus. Ele nos concede todas as coisas para gerirmos.

“Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmos 24:1

2. Estou aqui por pouco tempo. Tenho que gastar para o meu prazer.

Verdade: O primeiro objetivo do nosso dinheiro é construir o Reino dos Céus antes de qualquer prazer terreno.

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Mateus 6:33

“Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” Colossenses 3:2

3. Não tenho suficiente. 

Verdade: Deus dá-nos capacidades para trabalharmos e obtermos riquezas. O contentamento aliado à boa gestão é a chave para a nossa paz financeira. Desejar ter mais só traz insatisfação. (Para saber mais sobre este tópico: veja aqui)

“Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.” Deuteronômio 8:18

“De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,”
1 Timóteo 6:6

4. Não tenho dinheiro para dar.

Verdade: Deus nos abençoa para que possamos também abençoar. Se temos algo é porque também podemos partilhar. Se não damos quando temos pouco, não damos quando temos muito.

“Deus pode bem abençoar-vos de tal maneira que tendo sempre, em tudo, aquilo que vos é preciso, possam ainda ajudar generosamente os outros.” 2 Coríntios 9:8

“Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.” Lucas 16:10

5. Posso fazer o que eu quiser com o meu dinheiro.

Verdade: Somos gestores dos bens que Deus nos concede. Iremos prestar contas da nossa gestão ao verdadeiro Senhor de todas as coisas.

“Parábola dos Talentos” 

6. O estado proverá as minhas necessidades pois pago muitos impostos. 

Verdade: Deus é a nossa fonte de provisão onde depositamos a nossa confiança. Ele capacita-nos para trabalhar para obtermos o nosso sustento. A nossa confiança não deve estar no estado ou noutra entidade terrena mas sim em Deus.

“Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves!” Lucas 12:24

 7. Dívida é normal e necessária. 

Verdade: A dívida leva à escravidão.

“O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.” Provérbios 22:7

8. Deus não quer que os cristãos tenham dinheiro. 

Verdade: Deus abençoa os seus filhos com riquezas e tem prazer nisso.

“E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.” Eclesiastes 5:19

9. Poupar é acumular tesouros na terra. 

Verdade: Poupar é um princípio bíblico que nos ensina a gastar menos do que ganhamos para que nos dias difíceis tenhamos mantimento para a nossa família. Acumular surge quando desejamos ser ricos.

Veja aqui a diferença para acumular. 

10. O dinheiro é um mal. 

Verdade: O amor ao dinheiro é a raiz dos males. O dinheiro em si é neutro, pode ser usado para o bem ou para o mal. O problema é quando ele toma conta do nosso coração e isso pode acontecer quer eu seja rico quer eu seja pobre.

“pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males” 1 Timóteo 6:10

 

Portanto, precisamos estar atentos a estas mentiras que nos enganam diariamente trazendo pensamentos que não estão corretos à luz da Bíblia. Para termos a mentalidade certa, devemos ler a palavra de Deus, buscar os seus princípios, estar sempre em aprendizagem e acreditarmos nos seus mandamentos. Como diz a Bíblia precisamos renovar a nossa MENTE constantemente.

Siga-nos nas redes sociais: GPSfinanceiro

Artigo anteriorA mulher virtuosa: como ela gere as suas finanças?
Próximo artigoQuando a dívida é sensata?
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here