A alimentação é uma categoria do nosso orçamento familiar que ocupa em média um peso entre 10% a 20% das nossas despesas. Sem dúvida, é um gasto que pode facilmente disparar se não formos controlados e disciplinados. Gastar dinheiro com refeições fora de casa também pode ser um gatilho para não conseguir poupar.
“Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: “Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado”. João 6:12
CURIOSIDADE: Sabia que após a primeira multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus mandou os discípulos guardar os restos?
Antes de tudo, poupar na alimentação começa em fazermos mais refeições em casa. Quanto mais refeições fizermos fora de casa, mais vamos gastar. Nesse sentido, veja no seu orçamento quanto pode efetivamente gastar sem comprometer outros gastos importantes nem a sua poupança. Para saber tudo sobre o orçamento familiar, veja aqui.
Seguem 12 ideias para poupar na alimentação:
1. Planeie semanalmente as suas refeições.
Planear de ante mão vai garantir que não cede à tentação de comer fora muitas vezes e facilita a criação de uma lista de supermercado sem desperdício.
2. Vá ao supermercado com uma lista.
Após ter as suas refeições devidamente planeadas, vá ao supermercado com uma lista e acima de tudo siga-a. Este passo é muito importante para garantir que vai comprar o que precisa e que não compra o que não precisa. Certamente, sem lista, é muito fácil perder-se no supermercado com tantas opções.
3. Congele sempre as sobras.
Não desperdice a comida que sobrou. Congele sempre tudo pois poderá num dia precisar de uma refeição pronta. Mesmo que seja uma quantidade pequena, não deite nada fora. Aproveite tudo!
4. Prepare grandes quantidades.
Cozinhe sempre para mais que uma refeição. Isso irá permitir uma poupança de tempo, dinheiro e energia. Por exemplo: planear 7 refeições numa semana é muito mais fácil e eficiente que planear 14.
5. Pesquise receitas económicas.
Pode ser muito difícil poupar se optarmos por ingredientes caros. Hoje, com a internet, é possível encontrar milhares de receitas saudáveis, saborosas e económicas.
6. Seja adepto da marmita.
Comer fora todos os dias pode custar uma fortuna se fizer as contas anuais. Aproveite as refeições cozinhadas em casa, fica sempre mais barato do que comer fora. O mesmo se aplica aos lanches e snacks.
7. Não se deixe levar pelas marcas.
Uma grande maioria dos produtos alimentares de marca branca são de excelente qualidade e não fazem diferença de produtos de outras marcas. Dê uma oportunidade e experimente as opções mais baratas.
8. Aproveite as promoções apenas de produtos que usa.
As promoções dos supermercados parecem sempre atrativas e podemos cair no erro de comprar para “aproveitar” o negócio do momento. O problema é que depois compramos coisas que não precisamos e o negócio torna-se desastroso. Aproveite apenas as promoções de coisas que já compra regularmente. Assim irá de facto aproveitar a promoção.
9. Seja adepto da comida de um tacho.
As comida de um tacho são as comidas que rentabilizam melhor os ingredientes. Para poupar na carne ou no peixe, opte por comidas de tacho em vez de grelhar por exemplo. Vai render muito mais.
10. Aproveite os ingredientes ao máximo.
Hoje em dia, existem diversas ideias para aproveitar ingredientes ou partes deles que não são usados. Por exemplo, se tem pão seco, triture e use como pão ralado ou faça umas torradas. Use a sua criatividade.
11. Congele frescos.
Ter sempre legumes variados e frescos pode ficar caro e gerar desperdício. Aproveite os legumes da época e congele. Assim garante que compra ao melhor preço e nada vai para o lixo. Adquira o hábito de congelar pois irá assim evitar qualquer desperdício.
12. Crie uma horta em casa.
Caso tenha espaço para isso, crie uma horta em casa. No entanto, se vive num apartamento aproveite uma varanda ou o espaço possível para cultivar ervas ou o que entender. O custo de plantar é muito reduzido e pode sempre depois aproveitar os ingredientes nas suas refeições.
Para aceder a mais conteúdos, siga-nos nas redes sociais: GPSfinanceiro