A Bíblia é o verdadeiro manual de finanças para a nossa vida. Encontramos diversos princípios financeiros que nos levam à prosperidade e erros financeiros que nos levam à ruína. Temos basicamente dois caminhos a escolher: o da sabedoria ou o da imprudência.
Nesse sentido, reunimos os 5 erros financeiros essenciais à luz da Bíblia.
1. Não considerar a área financeira importante.
“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. “ Mateus 6:21
Antes de mais, acreditar que dinheiro não é um assunto importante é um dos maiores mitos que encontramos. Não só pode levar-nos a uma vida financeira fracassada como é contrário aos ensinos da Bíblia. Se as finanças fossem um tema pouco importante, não seria um dos assuntos mais falados por Jesus.
Atualmente, a área financeira é a segunda maior causa de divórcio no mundo pois é muitas vezes ignorada como uma parte importante da vida. Casais e famílias, muitas vezes, não conversam sobre o assunto, levando a um desmoronamento da sua situação financeira e da sua família.
Para além disso, o dinheiro está intrinsecamente ligado ao nosso coração. Assim, se a nossa vida financeira não está bem então precisamos também de rever o nosso coração. Por isso, não ignore as suas finanças! É um assunto demasiado importante.
2. Não ter um orçamento ou qualquer plano.
“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Lucas 14:28
Não existe forma de avaliarmos a saúde das nossas finanças, sem primeiro as conhecermos. Não ter um orçamento é extremamente perigoso pois pode levar-nos à ignorância sobre a nossa situação financeira. Um orçamento não limita a liberdade mas sim dá-nos liberdade para tomarmos decisões conscientes.
“Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria. “ Provérbios 21:5
Portanto, não entre neste caminho. Estabeleça um orçamento e um plano financeiro para a sua família. Ore sobre os seus objetivos e seja disciplinado. Vai começar a ver os frutos do planeamento.
3. Encarar o trabalho como algo penoso.
“O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.” Efésios 4:28
Apesar de ser, muitas vezes contra a corrente da nossa sociedade, o trabalho é considerado uma bênção à luz da Bíblia. O trabalho é a primeira e principal fonte de rendimento de uma pessoa honesta e permite desenvolver as suas capacidades. Adão recebeu como primeira tarefa lavrar e cuidar do Jardim do Eden. (Gen 2:15)
“As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Provérbios 10:4
Assim sendo, trabalhe como para Deus e procure viver esta verdade na sua vida. Trabalho é para nosso benefício e Deus abençoa quem trabalha. Não encare o seu emprego como um castigo mas procure ser o melhor!
4. Não viver com margem e não poupar.
“Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode.” Provérbios 21:20
Gastar tudo o que se ganha é um erro fatal para as nossas finanças. A Bíblia explica que sempre haverão imprevistos e momentos de escassez. Precisamos estar preparados para eles. Não existe volta a dar, se queremos ter uma vida próspera, precisamos gastar menos do que ganhamos e criar uma poupança. Veja aqui como começar o seu fundo de emergência.
“As formigas, criaturas de pouca força, contudo, armazenam sua comida no verão” Provérbios 30:25
Assim, poupe pelo menos 10% do seu orçamento e estabeleça objetivos de poupança. Viva abaixo das suas possibilidades e assim vai estar preparado para qualquer imprevisto.
5. Acumular dívidas.
“O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.” Provérbios 22:7
A Bíblia alerta-nos: a dívida é uma escravidão. Assim que começamos o endividamento, podemos entrar numa bola de neve que pode colocar a nossa família numa situação muito difícil. Muitas famílias vão acumulando prestações de créditos e quando se apercebem estão afogadas em dívidas. Há quem perca todo o seu património.
“Prepara os teus trabalhos de fora, apronta bem o teu campo; e depois edifica a tua casa.” Provérbios 24:27
Deste modo, não ceda à tentação de gastar o que não tem. Primeiro poupe e depois gaste. A disciplina vai manter a sua família segura. Pergunte sempre se pode pagar a pronto, se não, reconsidere a sua compra.
Se ainda está a cometer um destes erros financeiros, então altere a sua trajetória. Vamos sempre a tempo de endireitar os nossos caminhos.
Siga-nos nas redes sociais: GPSfinanceiro