A forma como gerimos as nossas finanças é fruto daquilo que acreditamos. Certamente, aquilo que acreditamos ser verdade sobre o dinheiro vai moldar o nosso comportamento e o nosso comportamento irá moldar o nosso resultado financeiro. Se queremos mudar a nossa vida financeira, temos que mudar o nosso comportamento, para mudar o nosso comportamento precisamos mudar a nossa mente. É fundamental, conhecermos e compreendermos as verdades bíblicas sobre dinheiro para não cairmos em pensamentos errados que nos levam à falência.

7 Mentiras sobre o dinheiro que nos vão manter falidos:

1. Não ganho o suficiente para poupar.

“Na casa duma pessoa de bom senso há bem-estar e poupanças; mas o insensato dá cabo de tudo quanto ganha.” Provérbios 21:20

Primeiramente, o “suficiente” é sempre relativo e pode ser usado como justificação. Algumas pessoas acreditam que a poupança é apenas para quem tem salários elevados. Enquanto não encararmos a poupança como uma parcela fundamental do nosso orçamento nunca conseguiremos ter uma vida financeira tranquila. Podemos começar com valores pequenos, mas o importante é começar com a criação de uma poupança de emergência.

2. Se posso pagar através de um crédito então posso comprar. 

“Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e, depois, edifica a tua casa.” Provérbios 24:27

O crédito parece a curto prazo uma ferramenta incrível porque permite-nos comprar algo que não conseguimos comprar a pronto. O perigo é que passamos a comprar coisas acima das nossas possibilidades e passamos a gastar antes de ganhar. Portanto, se queremos uma vida financeiramente tranquila, precisamos viver abaixo das nossas possibilidades e para tal precisamos primeiro ganhar e só depois gastar. Compre apenas o que pode pagar de momento. Poupe para comprar no futuro. Veja o que a bíblia fala sobre a dívida. 

3. Pequenas despesas não têm influência.

As despesas que muitas vezes destroem o nosso orçamento são as mais pequenas e portanto, as menos visíveis. Um pequeno furo pode afundar um grande navio. Precisamos registar e controlar todas as pequenas despesas. Assim, multiplique pequenas despesas por dias, meses e anos e veja o impacto de pequenas escolhas. Disciplina e rigor é essencial para a nossa gestão financeira.

4. Não preciso de um orçamento.

“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Lucas 14:28

Com toda a certeza, todos, sem exceção, precisamos de ter um orçamento. Em vez de perguntarmos para onde foi o nosso dinheiro, precisamos assumir o controlo e dizer para onde ele deve ir. Se vivermos ao sabor do vento, certamente estaremos sempre falidos e nunca vamos conseguir atingir os nossos objetivos financeiros. Lembre-se que se não controlar o seu dinheiro, será controlado por ele.

5. Nunca vou conseguir um emprego melhor.

Por vezes assumimos muitas crenças sociais sobre educação e status quando se trata de ganhar dinheiro. Por exemplo, talvez pense que nunca conseguirá um emprego bem remunerado. Essas crenças podem fazer com que as pessoas desvalorizem seu trabalho ou que desista de procurar um emprego melhor.

No entanto, Deus não só nos capacita para trabalharmos como controla a nossa promoção. Ora quando alinhamos o nosso coração com Deus e temos a atitude correta, Deus pode efetivamente nos abençoar com um emprego ou uma posição melhor. O que precisamos fazer? Primeiramente precisamos trabalhar com dedicação, buscar a excelência e investir também nas nossas capacidades. Nenhum emprego é uma sentença. Antes de tudo, nós trabalhamos para Deus e Ele é o nosso patrão.

6. Nunca vou conseguir melhorar a minha vida financeira.

Certamente já alguma vez ouviu: “eu sempre fui pobre e serei sempre pobre”? A pobreza ou a riqueza não são um fatalismo ou uma garantia. Vejamos o exemplo do filho pródigo que passou por várias fases na sua vida, desde a ter tudo até não ter nada. É sempre possível melhorarmos a nossa vida financeira. Mas para tal, vai implicar um esforço da nossa parte. Precisamos alinhar as nossas finanças e o nosso coração com os princípios bíblicos.

7. A solução para os meus problemas seria ganhar mais dinheiro.

Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem.  Eclesiastes 5:11

Por fim, talvez uma das maiores mentiras sobre dinheiro que ouvimos habitualmente. Sempre acreditamos que ganhar mais dinheiro irá resolver todos os nossos problemas financeiros. Não podíamos estar mais equivocados. A Bíblia ensina-nos duas coisas:

  1. Quanto mais ganhamos mais gastamos.
  2. Quando não sabemos gerir o pouco não sabemos gerir o muito.

Estas verdades são mais do que comprovadas e universais. Quantas pessoas ganham lotarias, heranças ou têm bons salários e acabam sem nada? Mais dinheiro irá sempre ser positivo quando já sabemos o que fazer com o que temos. Foque-se no que tem agora e não no que faria com mais.

 

Incorretamente, vivemos num mundo que acredita na sorte, no acaso e num destino fatalista. Mas a Bíblia mostra-nos que na economia de Deus há duas partes: Deus controla e provê todas as coisas; Nós somos responsáveis pela nossa gestão. Sempre que ouvir algum pensamento sobre dinheiro, tente enquadrar com os princípios bíblicos para entender se de facto é algo verdadeiro ou não. Trabalhe a sua mente para que possa mudar a sua vida financeira.

Siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos: GPSfinanceiro

Artigo anteriorO que a Bíblia fala sobre suborno?
Próximo artigoO que a Bíblia fala sobre a formiga? 7 Lições de sabedoria.
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here