Texto de referência: Provérbios 31:10-31

Em provérbios 31 encontramos um texto sobre uma mulher virtuosa. Salomão, o autor deste livro, o rei mais sábio que existiu, escolheu uma mulher para nos mostrar um exemplo de carácter e boa gestão financeira. De facto, as mulheres em muitos lugares do mundo assumem a gestão financeira das suas famílias e dos seus lares. Com certeza, hoje em dia, em muitos países, as mulheres são valorizadas pelo seu trabalho e pelas suas capacidades. Não foi sempre assim e a Bíblia mostra-nos em provérbios como as mulheres podem ser uma benção para a sua família e para a sociedade.

O que aprendemos com a mulher virtuosa?

1. Tem a confiança da sua família.

“Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.” Provérbios 31:11

“Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia” Provérbios 31:28

Primeiramente, quando lemos o texto, conseguimos descobrir uma mulher sábia, leal e confiável. Sem dúvida, a sua conduta honesta e digna faz com que seja valorizada pela sua família e pela sociedade.

2. É bondosa e generosa.

“Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.” Provérbios 31:12

“Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.” Provérbios 31:20

A generosidade e a bondade são características muito importantes de uma pessoa temente a Deus. Quando amamos a Deus e ao nosso próximo naturalmente teremos um coração generoso. Contudo, é aqui evidente que esta mulher ajuda os necessitados pois trabalha, cria riqueza, investe e gere com sabedoria. Se não formos bons gestores das nossas finanças, não conseguiremos abençoar outras pessoas.

3. Trabalha com agrado e com esforço.

Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Provérbios 31:13

“Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. Provérbios 31:27″

O trabalho e a aversão à preguiça são qualidades que não só enriquecem como mostram sabedoria, honestidade e obediência a Deus. A maior parte desta passagem fala sobre trabalho e como esta mulher era trabalhadora.

4. Planeia e gasta sabiamente.

“Trata de se fornecer previdentemente com os alimentos necessários à sua casa.” Provérbios 31:14 O livro

“Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões. Provérbios 31:14 NVI

Primeiramente, a mulher virtuosa planeia todas as necessidades da sua família. A partir daí, faz escolhas sábias, procurando as melhores provisões mesmo que venham de longe. Ela não opta pela primeira opção, ela procura a melhor escolha. Ela é prudente, ela planeia.

5. Tem iniciativa.

“Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.
Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões.” Provérbios 31:13,14

Como muitas mulheres de negócios, a mulher virtuosa não fica parada, antes toma a iniciativa de fazer algo pela sua família. Ela aproveita oportunidades para trabalhar e ser produtiva. As mulheres podem ser boas gestoras de negócios quando o fazem sabiamente.

6. Tem uma rotina diária e é disciplinada.

“Levanta-se cedo, escuro ainda, para preparar as refeições para a família e distribuir o trabalho pelos empregados.”Provérbios 31:15

Ter uma rotina diária e disciplina é fundamental se queremos ser bem sucedidos. Aqui vemos uma mulher organizada que garante que tudo está bem.

7. Avalia antes de comprar.

“Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.” Provérbios 31:16

A prudência é uma aliada da nossa gestão. A mulher virtuosa antes de comprar avalia e examina com cuidado todos os aspetos. Ela não compra a primeira opção. Assim, antes de tomarmos decisões precisamos analisar. A ferramenta da despesa SMART ajuda-nos a tomar boas decisões. 

8. Investe para o futuro.

“Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.” Provérbios 31:16

Esta mulher não está só focada no curto prazo mas compreende a importância de investir para o futuro. Se quer ter uvas amanhã, planta hoje uma videira. As mulheres não só podem investir, como devem fazê-lo. O investimento garante mais opções no futuro e traz prosperidade à sua família.

9. Ela cuida da sua saúde.

“Cinge os lombos de força e fortalece os braços.” Provérbios 31:17

Para que possa trabalhar com vigor, a mulher virtuosa tem saúde e cuida do seu corpo para que tenha braços fortes para fazer as suas tarefas.

10. Está preparada para o inverno.

“Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos. Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura.” Provérbios 31:21,22

Antes de chegar o inverno, esta mulher sábia garante que tem tudo para que a sua família não passe frio. Estamos preparados para os dias mais difíceis? Para tal, precisamos ter o nosso fundo de emergência! 

11. Não tem medo do futuro.

“Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro.”Provérbios 31:25

O medo pode nos aprisionar de muitas formas. Quando tememos o futuro, podemos tomar más decisões. Muitos por medo não investem, não fazem bons planos, não procuram trabalhar com esforço… Outras vezes, o medo pode revelar falta de confiança na provisão de Deus. Quando fazemos a nossa parte, não precisamos ter medo porque sabemos que nada nos irá faltar. O gestor infiel da parábola dos talentos, é um exemplo de como o medo pode levar à má gestão. 

12. Ela teme a Deus.

“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.” Provérbios 31:30

A forma como ela gere as suas finanças, a sua casa e a sua família mostra o seu carácter. A mulher virtuosa é generosa, bondosa, confiável, sábia, prudente, proativa, trabalhadora e temente a Deus. Quando obedecemos aos princípios de Deus vamos ser assim como ela, bons exemplos para a nossa família e para a nossa sociedade.Certamente uma mulher virtuosa pode impactar uma família, um país e o mundo.

 

Artigo anteriorComo ensinar finanças aos seus filhos?
Próximo artigo10 Mentiras sobre dinheiro que nos enganam!
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here