A cobiça é um pecado bastante mencionado na Bíblia. Trata-se de um desejo excessivo e insaciável por posses, bens materiais, poder ou outros privilégios. Habitualmente associado ao desejo de ter o que pertence a outra pessoa. É uma emoção negativa que pode levar a comportamentos egoístas e destrutivos e pode afetar as relações pessoais e sociais. Condenada pela Bíblia, a cobiça é descrita como um pecado e uma ameaça à felicidade e satisfação pessoal.

“Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”
Êxodo 20:17

De facto, querer acompanhar o vizinho é uma atitude bastante perigosa mas muito comum. Infelizmente, a comparação tem levado a nossa sociedade a um nível de competição extrema. A comparação leva-nos a viver um nível de descontentamento crónico que altera a nossa capacidade de gerir racionalmente as nossas finanças. É assim, a causa de muitos problemas e conflitos financeiros.

“pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos.” 1 Timóteo 6:10

A cobiça é um fruto do amor ao dinheiro, ou seja é um problema do coração humano.

Quais são os perigos da cobiça?

São inúmeros os transtornos da cobiça e do desejo de ter o que o outro possui. Dentro das diversas consequências encontramos:

  • Ansiedade: O constante desejo de ter mais e ser melhor que os outros pode criar ansiedade excessiva.
  • Destruição de relacionamentos: A cobiça pode levar a comportamentos negativos, como a inveja, que podem prejudicar relacionamentos com outras pessoas.
  • Conflitos: A cobiça pode levar a atitudes negativas em relação a outras pessoas e criar inimizade e conflitos.
  • Perda de gratidão: Quando nos concentramos constantemente nas coisas que não temos, é fácil perder o senso de gratidão pelo que temos.
  • Obsessão por posses: A cobiça pode levar a uma obsessão por ter mais bens materiais e posses, o que pode prejudicar a vida financeira e a satisfação pessoal.
  • Consumo compulsivo: A busca constante por adquirir mais bens torna-se insaciável. 
  • Endividamento: Quando alguém é controlado pela cobiça e pelo desejo de ter coisas materiais, pode gastar mais do que pode pagar e acabar por viver endividado.
  • Acumulação: Quando alguém é controlado pela cobiça, pode desejar ter mais coisas do que realmente precisa e acumular bens materiais. Essa acumulação excessiva pode ser resultado da necessidade de possuir mais do que os outros ou do medo de ficar sem algo no futuro.

Portanto, a cobiça é como um ladrão que nos rouba a alegria, a paz e o nosso dinheiro. Ela impede-nos de obter satisfação com o que já possuímos, alimenta um nível de stress e ansiedade constante. Por fim, ela leva-nos à ruína financeira.

“Certo é que a sua cobiça não lhe trará descanso, e o seu tesouro não o salvará. “Jó 20:20

Como enfrentar a cobiça?

A cobiça irá sempre prejudicar a nossa vida nas mais diversas áreas. Para vencermos este mal, é necessário fazermos uma limpeza ao nosso coração e à forma como lidamos com o dinheiro e com as posses. Alguns antídotos para vencer a cobiça são: desenvolver uma atitude gratidão, praticar a generosidade e desenvolver processos racionais na tomada de decisões financeiras. Mais importante de tudo, necessitamos de buscar satisfação em Deus e convidá-Lo a transformar a nossa relação com o dinheiro. A Bíblia oferece muitos ensinamentos e conselhos para ajudar a vencer a cobiça. É importante buscar ajuda divina e também aconselhamento.

 

Artigo anteriorRenda passiva: ponha o dinheiro a trabalhar para si.
Próximo artigoGuarda-roupa cápsula: o que é e como montar?
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here