Hoje em dia os bancos exigem que os seus clientes façam um seguro de vida associado ao seu crédito habitação. Os seguros e outros produtos associados têm um peso importante no orçamento das famílias.
Mas como é calculado o valor?
Primeiramente, o prémio do seguro de vida é calculado com base no valor em dívida e na idade dos segurados. Assim, há medida que envelhecemos, o seguro tende a aumentar.
Anualmente, as seguradoras atualizam o valor do prémio com base na idade dos segurados e na maioria dos casos não atualizam o valor em dívida corretamente.
Como sei que o meu prémio está atualizado?
Antes de mais, para garantir que não está a pagar a mais, deverá comunicar no mínimo anualmente a atualização do capital em dívida à sua seguradora. Se o banco não fizer essa comunicação, peça a declaração do capital em dívida e entregue na sua seguradora. Faça esta atualização frequentemente.
Vai conseguir evitar aumentos consideráveis na sua prestação.Para além disso, se por ventura fizer alguma amortização extraordinária do crédito, peça sempre a atualização do seu seguro.
Tenha atenção onde contrata o seu seguro de vida!
Se quer poupar no seu seguro peça diferentes simulações a várias seguradoras. Habitualmente algumas costumam ter cotações muito mais interessantes que as seguradoras no banco e com melhores coberturas.
Se encontrar um seguro mais barato e melhor, negoceie com o seu banco a mudança do produto para uma seguradora. Se por critérios do crédito habitação não for possível, apresente as suas simulações e solicite a diminuição do prémio. Insista e não desista! Há quem tenha conseguido reduções de 50%!
Por fim, o mais importante de tudo, esteja sempre atento aos pormenores e procure gerir com excelência as suas finanças.
Siga-nos nas redes sociais: GPSfinanceiro