Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode. Provérbios 21:20

Poupar dinheiro pode não parecer tão estimulante como gastar  mas é fundamental para uma vida financeira saudável. A Bíblia diz que poupar é uma demonstração de sabedoria. Sem esta prática, podemos facilmente cair no endividamento e na pobreza.

A poupança deve ser um hábito consistente. Poupar não é quando aproveitamos uma promoção ou beneficiamos de uma diminuição de uma despesa. Poupar implica pôr dinheiro de lado. A maioria das pessoas usa o conceito de poupar erradamente. Portanto, a poupança resulta em acumulação de dinheiro para um objetivo. 

Se ainda vive sem uma margem mensal, saiba que as suas finanças estão em risco. Primeiramente, comece por criar um fundo de emergência para estar preparado para imprevistos.

Não espere ganhar mais dinheiro para poupar. Só vai conseguir fazê-lo quando isso se tornar uma prioridade na sua vida!

Como poupar dinheiro?

Veja 7 dicas para poupar dinheiro de forma eficaz:

1. Viva com um orçamento familiar.

Definitivamente é difícil pouparmos se não fazemos a mínima ideia para onde vai o nosso dinheiro. É indispensável, acompanhar o registo de tudo o que entra e sai e definir como queremos gerir o nosso dinheiro. Estima-se que quando alguém começa a fazer um orçamento, consegue reduzir despesas até 30%. Veja aqui 10 vantagens de ter um orçamento. 

2. Defina objetivos financeiros.

Se não sabemos para onde queremos ir, acabamos por não ir a lado nenhum. É importante definir qual é a sua meta e trabalhar por isso. Este ponto é fundamental para a sua motivação. Se tiver um objetivo bem definido será muito mais fácil para si, abdicar de algum prazer temporário.

3. Aumente o rendimento.

Se está com dificuldade em poupar pode precisar de um aumento de rendimento, quer seja temporário quer seja definitivo. Vender coisas que não usa de forma regular pode trazer uma folga para o orçamento. Mudar de emprego ou ter um trabalho extra são opções válidas para colocar em cima da mesa.

4. Diminua de despesas.

Reduzir as despesas é um passo fundamental para aumentar a poupança. Negoceie e avalie todas as suas despesas fixas e coloque limites nas suas despesas variáveis. Tenha um olhar crítico sobre os seus gastos e reduza tudo o que puder. Pequenas poupanças em várias categorias podem produzir uma grande poupança no final do ano.

5. Ajuste o seu padrão de vida.

Se não temos uma margem mensal regular então há uma probabilidade de estarmos a viver acima das nossas possibilidades. Se quer poupar e não consegue, pondere fazer mudanças radicais nas suas finanças. Diminua o seu nível de vida, corte despesas supérfluas, mude-se para uma casa mais barata, troque o seu carro por um mais acessível, altere os seus hábitos de consumo e faça tudo o que for necessário para conseguir a sua margem de poupança. Lembre-se que a sua paz é mais importante do que qualquer bem.

6. Elimine as dívidas.

A Bíblia diz em Provérbios 22:7 que a dívida é uma escravidão. Quanto mais créditos e prestações acumulamos menos liberdade vamos ter para gerir o nosso orçamento. Da mesma forma, o pagamento de juros pode se tornar um entrave à poupança. Coloque como prioridade na sua vida viver sem créditos, priorize o pagamento das dívidas e livre-se de prestações que consomem o seu orçamento. Enquanto viver com dívidas, será muito difícil poupar. Veja aqui o método bola de neve para se livrar das dívidas. 

7. Valorize a poupança.

Certamente que esperar pelo fim do mês para poupar pode resultar em fracasso. A poupança precisa ser uma prestação obrigatória e prioritária quando recebe o seu salário. Assim que receber o seu salário, coloque um valor na conta poupança. Aprenda a viver com o resto. Para facilitar este hábito, opte por automatizar a poupança para viver com o que sobra. Veja aqui como fazê-lo.

Poupe de forma regular e consistente. 

“Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.” Provérbios 21:5

Dificilmente iremos alcançar os nossos objetivos se só pouparmos de vez em quando. A poupança necessita ser um hábito obrigatório e regular na nossa vida. Viver sem uma margem mensal é bastante perigoso e pode ser fatal para a nossa vida financeira. Assuma hoje o compromisso de poupar de forma consistente e verá que esta pratica irá trazer-lhe uma vida financeira próspera.

Artigo anteriorComo calcular a taxa de esforço?
Próximo artigoOs 3 perfis financeiros na Bíblia. Qual é o seu?
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here