“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele” Lucas 14:28,29
O dinheiro é uma ferramenta que necessitamos dominar na nossa vida, caso contrário seremos dominados por ela. É fundamental desenvolvermos um processo de registo das nossas despesas para que possamos acompanhar e cumprir o nosso orçamento familiar. De outra forma, teremos muita dificuldade em atingir os nossos objetivos financeiros e em garantir que estamos a gastar menos do que ganhamos.
Quando mantemos um registo financeiro passamos a ter visibilidade do nosso dinheiro. Assim, podemos identificar os nossos gastos e agir sobre os excessos. Mais do que controlar as despesas, um registo financeiro dá-nos a informação necessária para tomarmos decisões financeiras conscientes e sábias.
Quando iniciamos este hábito pela primeira vez, vamos de imediato detetar falhas e pontos de melhoria nas nossas finanças. Pode não encontrar logo o melhor método para si e para toda a sua família. Não desista pois desenvolver esta prática poderá ser transformador para a sua vida financeira.
Qual é o melhor método para controlar as suas despesas?
Aqui seguem 4 propostas para controlar as suas despesas:
1. Excel
Um dos métodos mais utilizados para elaboração do orçamento familiar é a famosa planilha em excel. É um método muito completo, com bastante flexibilidade e pode ser preenchido através da informação do nosso extrato bancário. Podemos personalizar ao nosso gosto e explorar as ferramentas de fórmulas e de gráficos. É uma excelente opção para quem usa maioritariamente pagamentos eletrónicos e pouco dinheiro físico, assim como para quem usa regularmente um computador. Pode descarregar aqui uma planilha.
Desvantagens: Registar num ficheiro excel, pode se tornar complexo para algumas famílias. Para além disso, quem preferir usar dinheiro físico no seu dia a dia, terá mais dificuldade em manter o registo atualizado.
2. APP
O famoso telemóvel, sempre connosco, pode se tornar uma ferramenta muito útil para mantermos as nossas despesas controladas. Hoje em dia, podemos encontrar muitas APP’s de orçamento familiar e controlo de despesas. Elas fazem os cálculos, gráficos e análises. O esforço de inserir as despesas é bastante reduzido. Apenas necessitamos de ter em atenção que devemos inserir também as despesas que saem automaticamente da nossa conta bancária. Poderá encontrar aqui uma app gratuita sugeria pelo gps financeiro.
Desvantagens: Nem todas as pessoas estão familiarizadas com o uso de APPs mas a maior desvantagem deste método é o facto de ser limitado e não poder ser personalizável. Nem sempre conseguimos encontrar a aplicação que se adapta a 100% à nossa gestão financeira.
3. O papel.
O método mais tradicional mas ainda muito útil para muitas famílias por ser bastante simples. Podemos registar as nossas despesas num caderno, agenda ou em folhas personalizadas. Nem sempre os métodos que recorrem a aparelhos electrónicos funcionam com todas as famílias. Podemos dar largas à imaginação à forma como registamos. Poderá encontrar facilmente muitos modelos de orçamento familiar.
Desvantagens: Um registo físico pode ser perdido por isso é um método que exige um cuidado redobrado. Para além disso, tem como desvantagem a necessidade de fazer cálculos manuais e do registo poder ficar facilmente desorganizado.
4. Os envelopes.
O sistema de envelopes é a ferramenta mais prática para quem necessita de disciplina para controlar as suas despesas variáveis. Basta distribuirmos o nosso dinheiro por diferentes envelopes correspondentes a cada categoria do orçamento. Sempre que formos ao supermercado, por exemplo, retiramos dinheiro do envelope correspondente. Se aplicarmos bem este método, garantimos sempre poupança. É de facto muito simples e pode ser usado por qualquer pessoa. O que mais me entusiasma neste sistema é que ficamos claramente com a noção financeira que para gastarmos a mais numa categoria teremos que retirar dinheiro de outra categoria.
Desvantagens: Este modelo é incompleto pois necessitamos de usar outra ferramenta para manter o registo financeiro. Normalmente utiliza-se em parceria com o orçamento em papel ou em excel. Para além disso, obriga-nos a usar dinheiro físico nas nossas compras do dia a dia.
Qual o melhor método para manter um registo financeiro?
É fundamental escolher o método que mais se adequa à dinâmica da sua família. O que funciona para algumas pessoas, não irá funcionar com todas. Recomendo sempre que, na dúvida, experimente vários métodos a fim de encontrar o que se torna mais fácil e eficaz para a sua família. Ao longo da nossa vida, podemos ter que ir adaptando conforme as nossas rotinas diárias.
Antes de começar, tenha presente que se vai criar este novo hábito na sua vida, poderá demorar algum tempo até se tornar natural. Sempre que introduzimos um hábito novo na nossa vida, precisamos de tempo de adaptação. Se no primeiro mês achar que foi muito difícil, não desista. Experimente associar o hábito de manter o registo das suas despesas a um hábito que já tenha na sua vida. Os benefícios desta prática são incontáveis mas poderá ler aqui alguns relevantes.