“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1 Tessalonicenses 5:18

Antes de tudo, para sermos bem sucedidos financeiramente vamos precisar de desenvolver hábitos e práticas para combatermos o descontentamento e o materialismo. Viver genuinamente o contentamento bíblico é o segredo para estamos estar livres do consumismo e alcançarmos o equilíbrio financeiro. Para tal, uma das práticas que nos ajuda a desenvolver o contentamento é a gratidão. Iniciar um desafio da gratidão vai nos ajudar a estarmos focados no que é mais importante e a controlar o nosso consumismo.

Como a gratidão pode mudar a nossa vida financeira? 

Há uma ligação direta entre gratidão e o sucesso financeiro. Quando cultivamos a gratidão, podemos sentir a verdadeira alegria e satisfação, independentemente do que possuímos em algum momento. De facto, a gratidão leva-nos a sentir emoções mais positivas, a lidar melhor com a adversidade, a construir relações mais fortes e a melhorar até nossa saúde física e mental. A Bíblia apresenta a gratidão como uma componente importante para vivermos o verdadeiro contentamento. Aqui encontramos um antídoto que vai nos ajudar a fugir do amor ao dinheiro e do materialismo. Desta forma, será mais fácil adotarmos hábitos financeiramente mais saudáveis.

Porque a gratidão não é natural em nós?

O ser humano na sua essência é descontente. Por isso, Jesus deixou-nos o alerta de que iríamos enfrentar o amor ao dinheiro e que as coisas materiais iriam querer dominar a nossa vida. Por isso, precisamos estabelecer estratégias e hábitos que nos façam recordar o quanto abençoados nós somos.

Como fazer um desafio de 30 dias da gratidão? 

Em termos científicos, 30 dias é um tempo suficiente para a criação de um hábito na nossa vida. Se planearmos uma atividade nova para um ano inteiro, a probabilidade de falharmos é grande. Os hábitos novos sempre deverão começar com pequenas mudanças. Depois de cumprir os pequenos passos, será mais fácil replicar o hábito para o longo prazo. Outra forma de conseguirmos cumprir um hábito é associarmos a um outro. Por exemplo, comece o desafio da gratidão numa hora em que já tenha outro hábito como por exemplo tomar café. É indispensável, definir uma hora específica para o desafio para que o consiga cumprir.

Opções para realizar o desafio da gratidão:
1. Crie um jornal da gratidão. 

Se gosta muito de escrever, esta é uma boa opção. Escolha um caderno para escrever sobre as suas bênçãos. Escreva sobre algo pelo qual se sente grato e sinta-se livre para escrever sobre momentos bons do dia. Se fizer sentido, partilhe a sua gratidão nas redes sociais ou com amigos. Um jornal de gratidão poderá ser uma ferramenta fantástica para apreciarmos as dádivas de Deus e fugirmos do foco nos bens materiais.

2. Tenha uma caixa da gratidão. 

Outra forma divertida é ter uma caixa/um jarro para colocar pequenos papeis de gratidão. Podemos fazer em família ou de forma individual. Todos os dias escreva num papel pequeno algo pelo qual está grato e coloque na caixa. No fim dos 30 dias, leia todos os papeis e sinta-se grato por todas as bênçãos.

3. Expresse gratidão aos outros. 

Podemos levar o mês da gratidão a uma prática mais profunda se considerarmos agradecemos a outras pessoas. Pense em como aprecia receber um “obrigado” de alguém. Quer seja fisicamente, quer seja por alguma mensagem de texto, pode diariamente tirar um momento para agradecer a alguém. Faça uma lista de pessoas pelo qual se sente grato e vá enviando mensagens ou ligando a pessoas durante os 30 dias. Se tiver dificuldade em escrever, pode sempre procurar uma mensagem de gratidão para partilhar.

Desenvolva a prática de gratidão em família. 

A maioria destas práticas de gratidão são excelentes para cultivar em família. É inclusive um hábito fantástico para semear a gratidão e o contentamento nas crianças. Um ambiente de gratidão vai ajudar a família a focar-se nos objetivos mais importantes e a fugir do materialismo. Por fim, a prática da gratidão também poderá melhorar os relacionamentos familiares.

Seja criativo com as crianças e trabalhe a gratidão através de trabalhos manuais ou através de algo que as crianças apreciam.

Certamente, uma família grata que aprecia o que tem será uma família que irá não só fortalecer os seus relacionamentos como melhorar a sua vida financeira. Sem dúvida, a gratidão pode melhorar todas as áreas da nossa vida!

Artigo anterior5 Dicas práticas para gastar menos!
Próximo artigoFaça um check-up financeiro!
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here