A despesa SMART é um método infalível para adotarmos antes de tomarmos qualquer decisão financeira. Antes de gastar dinheiro, é importante validarmos os 5 pilares da despesa SMART para termos a certeza que estamos a tomar a decisão certa.

Os 5 pilares da despesa SMART.

 

S – Self-awareness / autoconhecimento.

Que valor vai trazer à minha vida?

Primeiramente, antes de assumirmos qualquer despesa precisamos analisar se de facto aquilo que vamos comprar é importante para a nossa família. Regularmente compramos coisas sem sentido e que muitas vezes não trazem nada de positivo para nós. Com este filtro, podemos garantir que compramos coisas com valor e importância.

M – Motive / Motivo

Porque estou a comprar? Qual é a razão?

Em segundo lugar, assumindo que é uma compra com sentido, precisamos de analisar as nossas motivações. Muitas vezes podemos assumir alguma despesa pelas razões erradas como querer agradar a alguém, descontentamento, ganância, inveja etc… Portanto, Investigue bem o seu coração e procure a sua motivação.

 

A – Affordability / Acessibilidade

Está no meu orçamento? Tenho capacidade para comprar?

Sempre que vamos assumir uma despesa, temos que avaliar quanto podemos pagar e se está no nosso orçamento. Certamente assumir despesas fora do plano pode ser desastroso e prejudicar a nossa saúde financeira. Verdadeiramente, precisamos viver dentro das nossas possibilidades.

R – Research / Pesquisa

Esta é a melhor opção? É o melhor preço?

Com certeza, temos que comprar coisas importantes e com os motivos certos. No entanto, antes de gastar devemos analisar todas as opções, comparar preços, visitar várias lojas, ou seja, estudar todos os cenários. Desta forma, sabemos que estamos a tomar a melhor escolha do mercado. Não se deixe levar pelo impulso e não compre logo a primeira opção.

T – Timing / Tempo

Este é o momento certo para comprar?

Por vezes, precisamos de comprar algo mas não é o tempo certo ou pelas condições do mercado ou pela realidade das nossas finanças. Assim, antes de assumir qualquer despesa, analise bem se é a altura ideal. Abdicar algo no presente pode ser benéfico no futuro.

 

Assim e resumindo, antes de cada gasto avalie:

  1. Qual a importância da compra.
  2. O motivo.
  3. O seu orçamento.
  4. Todas as opções do mercado
  5. O tempo certo.

 

Por fim, pensar nestas frases irá obrigar-nos a usarmos a razão e a não seguirmos os impulsos das nossas emoções. Portanto, aplique esta estratégia para garantir que toma as melhores decisões. Seja um bom gestor dos seus recursos.

Siga-nos nas redes sociais: GPSfinanceiro

Artigo anteriorProvérbios 6: Lições financeiras valiosas
Próximo artigoComo ensinar finanças aos seus filhos?
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here