“Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” Lc 14:28
O que são despesas variáveis?
Antes de mais, despesas variáveis são despesas que não têm um valor constante todos os meses. Vejamos, habitualmente o valor que pagamos de renda é sempre o mesmo. No entanto, a despesa em alimentação não é sempre a mesma. É muito importante analisarmos estas rubricas no nosso orçamento familiar porque são elas que muitas vezes arruinam as nossas finanças.
O dilema é como vamos controlá-las se são variáveis. Siga então as seguintes dicas:
1. Identifique todas as despesas variáveis.
Primeiramente, quando estamos a fazer o nosso orçamento familiar, devemos dividir as nossas despesas por categorias. Enquanto que algumas são fixas, outras vão variar como por exemplo: alimentação, vestuário, restaurantes, lazer etc… Por isso, identifique todas as suas despesas para que não falte nenhuma.
2. Atribua um valor limite.
Este ponto é de extrema importância. As nossas despesas variáveis devem ter um limite. Por exemplo, determine quanto quer gastar em vestuário por mês. Se gosta de comer fora, estabeleça um valor para isso. Atribuir um valor vai nos dar segurança para tomarmos as nossas decisões e vai controlar a despesa.
3. Ao longo do mês, registe o total já gasto.
Evidentemente, definir um valor será em vão se não olharmos para a meta. Diariamente, vá anotando quanto já gastou em cada categoria. Controle a sua conta bancária ao pormenor para que possa saber se está perto ou não da meta. Isto vai ajudar a não ultrapassar o valor definido e até vai nos permitir gastar quando ainda é possível. Se ainda não tem onde registar o seu orçamento, descarregue aqui o seu orçamento
Pode até parecer chato fazer um orçamento. No entanto, esta disciplina não corta a nossa liberdade. Pelo contrário, o orçamento dá-nos liberdade de gastar de uma forma sábia e controlada. Assim que este hábito se torne habitual na nossa vida, vamos ter finanças muito mais saudáveis e mais paz nas nossas decisões.
Assim, não deixe as despesas variáveis arruinarem as suas finanças. Controle o seu dinheiro para que ele não o controle a si. A disciplina será sempre importante e necessária, não abdique dela.
Siga-nos nas redes sociais: GPSfinanceiro
You actually make it appear so easy together with your presentation however I find this topic to be really one thing which I think I might never understand. It kind of feels too complex and very vast for me. I am having a look ahead in your next post, I will attempt to get the grasp of it!