A Bíblia contém mais de 2000 versículos sobre gestão financeira e muitos princípios importantes para a nossa prosperidade. Podemos encontrar instruções importantes como a disciplina, o conhecimento, o trabalho, a poupança, o investimento etc…De facto, estes temas são muito importantes. Contudo, há um erro financeiro muito comum que precisamos evitar para melhorarmos as nossas finanças pessoais. Este é talvez o primeiro passo que precisamos dar. Contudo, devo alertar que é provável que cometa este erro sem se aperceber.

Erro financeiro comum que prejudica suas finanças.

Encontramos este erro na história de Adão e Eva no Jardim do Éden. Este erro pode ser chamado do “erro da folha da figueira”.

Vejamos o seguinte versículo:

Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. Gênesis 3:7

Basicamente, Adão e Eva sentiram-se envergonhados e procuraram cobrir-se. Esta é uma atitude habitual do Homem que encontramos também na nossa gestão financeira. Acumulamos dívidas e más decisões financeiras e procuramos logo cobri-las. Assim que esgotamos um cartão de crédito, procuramos esconder o problema com mais cartões. Outras vezes, vivemos no meio do caos financeiro e culpamos a conjuntura económica. Sabemos que temos um problema mas o ignoramos.

Por outro lado, podemos esconder os nossos maus hábitos, ignorando-os, pedindo a Deus que abençoe a nossa vida financeira sem procurarmos obediência no uso do nosso dinheiro. Vivemos como se Deus não visse os nossos hábitos e como se não tivéssemos responsabilidades.

Não cometa este erro e melhore suas finanças.

Adão e Eva acreditaram que podiam se esconder de Deus com uma folha da figueira. Acreditamos que contrair mais dívida vai nos ajudar a sair do endividamento? Entendemos que ganhar mais dinheiro é que vai melhorar as nossas finanças? Esperamos que sem disciplina vamos resolver os nossos problemas financeiros?

A solução está em sermos abertos e honestos sem defesas. Necessitamos assumir o que devemos mudar e entregar a Deus as nossas finanças. A mudança vai exigir coragem, dedicação e honestidade. Contudo, este é o primeiro passo para caminharmos em direção à liberdade financeira: não encobrirmos nem ignorarmos os nossos erros e falhas.

Consegue identificar hoje maus hábitos financeiros que necessita mudar? Identifica pontos de melhoria nas suas finanças pessoais? Reconhece que esta é uma área importante da sua vida? Não espere por amanhã, assuma a sua situação financeira como ela está e dê o primeiro passo na transformação.

Veja aqui qual é o segundo passo que necessita tomar para transformar as suas finanças. 

Artigo anteriorO que a Bíblia diz sobre investir em Eclesiastes 11?
Próximo artigoFinanças para casais: contas bancárias conjuntas ou separadas?
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here