Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos,
pois as riquezas não duram para sempre, e nada garante que a coroa passe de uma geração a outra. Provérbios 27:23,24

 

Habitualmente, fazemos um check-up à nossa saúde. Pelo menos assim o deveríamos fazer. Do mesmo modo, as nossas finanças precisam de ser analisadas recorrentemente. Para além do nosso indispensável orçamento, precisamos avaliar as nossas finanças através de uma ferramenta mais abrangente. Comparar a evolução dos dados vai nos mostrar para onde estamos a caminhar. Este check-up vai ser fundamental para determinar se estamos no vermelho, laranja ou verde.

O balanço – o check-up financeiro

Assim como as empresas, as famílias precisam ter um balanço, isto é, um registo de todos os seus ativos e todos os seus passivos. Os ativos são tudo o que possuímos de valor como dinheiro, poupanças, imóveis, jóias, empréstimos a receber entre outros. Os passivos são todos os montantes que devemos, ou seja, a soma das dívidas de todos os nossos créditos e empréstimos. Assim que tenhamos as duas listas prontas, calculamos o nosso património liquido, subtraindo o passivo do ativo.

🚦 Semáforo Vertical Emoji

Se o resultado for negativo? (Passivo>Ativo)

Neste caso, está no vermelho. As suas dívidas são superiores àquilo que possui e precisa de agir com urgência. Quanto maior a diferença, mais crítica é a sua situação. A sua ação tem que ser agressiva, precisa diminuir os seus gastos e aumentar os seus rendimentos. É igualmente uma boa altura para questionar o seu padrão de vida.

Se o resultado for próximo de zero? (Passivo=Ativo)

Se o seu ativo está próximo do seu passivo, significa que está no laranja. Nesse sentido, precisa de estar muito atento porque pode rapidamente ir para o vermelho. Diminua o seu passivo e aumente o seu ativo para entrar rapidamente no verde.

Se o resultado for positivo? (Passivo<Ativo)

Parabéns! As suas dívidas estão inferiores aos seus ativos e portanto está no verde. Contudo, tenha cuidado com o historial. É suposto que o valor vá aumentando, pois se não fizer por isso, poderá caminhar para o laranja. O dinheiro está sempre em movimento. Até quando ele está parado no banco, ele está a desvalorizar. Por isso, foque-se em melhorar o seu património senão ele vai diminuir.

 

É sempre bom recordar que quando somos livres financeiramente estamos a cuidar da nossa família, a gerar mais oportunidades para contribuir e ter um impacto na vida de outros e, o mais importante que tudo, na eternidade. Se tem dúvidas sobre o que a Bíblia fala sobre a dívida, leia este artigo. Se por outro lado, ainda não encontrou objetivos para criar poupança, veja aqui 7 objetivos bíblicos. 

Artigo anteriorDesafio 30 dias da gratidão!
Próximo artigo10 Atitudes que enriquecem segundo a Bíblia.
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here