A formiga na Bíblia é mostrada como um exemplo para nós. De facto, as formigas são criaturas fascinantes. À primeira vista pareçam pequenas, frágeis e insignificantes. Contudo, a Bíblia diz-nos que elas podem nos ensinar muito com a sua grande sabedoria. Elas são excelentes gestoras, usam estratégia e praticam até técnicas de agricultura. O rei Salomão, encoraja-nos a observar com cuidado o comportamento das formigas como um exemplo para nós. Sabemos gerir como uma formiga?

“Quatro seres da terra são pequenos, e, no entanto, muito sábios: As formigas, criaturas de pouca força, contudo, armazenam sua comida no verão; Provérbios 30:24,25

Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante,
e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Provérbios 6:6-8

7 Lições que aprendemos com a formiga na Bíblia: 

1. Têm iniciativa.

Primeiramente, as formigas não precisam de chefe ou de alguém que as mande trabalhar. Elas são persistentes e trabalham de bom grado por iniciativa própria. Elas são um exemplo de auto-motivação. O facto delas serem pequenas e frágeis não é justificação para elas pararem. Elas trabalham com disciplina até concluírem a sua tarefa.

2. São trabalhadoras. 

Já viu alguma formiga parada? As formigas ensinam-nos a trabalhar arduamente. Seguramente, elas não sabem o que é preguiça ou procrastinação. Por conseguinte, elas nunca passam fome e sempre sobrevivem graças ao seu trabalho. As formigas são animais bastante prósperos. Experimente destruir um formigueiro e verá que em pouco tempo estará novamente construído. Elas nunca desistem, trabalham até ao fim pelos seus objetivos.

3. Investem para o seu futuro. 

Apesar de pequenas, elas são profundamente sábias na gestão dos seus recursos. Elas sabem que no inverno não vão poder trabalhar e armazenam parte dos seus bens no verão. Quando o inverno chega, elas não enfrentam qualquer problema! Claramente, a sua visão de longo prazo permite que juntem agora para gastarem no futuro.

Encontramos aqui uma lição sobre estarmos preparados. A formiga podia considerar-se uma vítima do inverno, mas não, ela antes prepara-se. Somos tão sábios como elas? Estamos preparados para o futuro? O que acontecerá quando chegar o nosso inverno?

4. Cuidam da sua família e da sua comunidade. 

As formigas não trabalham apenas em função das suas necessidades. Elas trabalham pelo bem da sua comunidade. Para além disso, sempre que uma delas precisa de ajuda, elas estão sempre dispostas a ajudar. Elas criam pontes, caminhos e passagens para outras formigas passar. Elas estão dispostas a morrer pela sua comunidade. Do mesmo modo, também nós somos chamados a cuidar da nossa família e do nosso próximo.

5. Trabalham em equipa

As formigas não têm chefe porque elas trabalham em equipa e cada uma cumpre a sua função com rigor. Elas são um exemplo de cooperação e de busca de um objetivo único. Assim como elas, somente em equipa podemos alcançar os nossos objetivos. Ninguém deve gerir as suas finanças sozinho. Trabalhe em equipa com o seu cônjuge e com a sua família. Busque conselho e ajuda sempre que necessário.

6. São organizadas e eficientes. 

Já viu alguma formiga a fazer mal o seu trabalho? Elas são organizadas, precisas e têm um enorme sentido de estratégia e planeamento. Elas fazem um plano para tudo, ela não vivem ao sabor do vento. Além do mais, elas como têm pouca força, sempre calculam uma forma de conseguir carregar comida e outros objetos. Assim como a formiga, adote uma vida de planeamento e de organização.

7. Elas ensinam as mais jovens.

Normalmente, as formigas mais velhas ensinam as mais jovens a trabalhar e a contribuir para a comunidade. Elas não só pensam no presente como deixam um legado para o futuro. Também nós precisamos ensinar à próxima geração valores como trabalho, contribuição e gestão financeira. Veja 10 Lições importantes a ensinar às crianças. 

 

Em suma, claramente precisamos aprender a ter a mesma atitude que as formigas. Não importa o que possamos enfrentar na nossa vida, a nossa atitude será determinante. Na Bíblia, encontramos promessas do cuidado de Deus quando trabalhamos com esforço, poupamos, gerimos sabiamente e quando temos um coração generoso. Seja sábio como a formiga! Ela é tão pequena mas ao mesmo tempo tão grande!

Artigo anterior7 Mentiras sobre dinheiro que o vão manter falido!
Próximo artigoO que é o custo de oportunidade?
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here