“No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.” Gênesis 2:2
“Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama. ” Salmos 127:2
O trabalho é um tema muito importante na Bíblia. Contudo, somos também chamados à atenção sobre a importância de equilibrar o trabalho com descanso. Embora o conceito de férias vá variando no tempo e na geografia, o descanso é de facto importante. Hoje, o período de férias é o período habitual em que as famílias tiram um tempo para descansar. Nada deste assunto é novo. Deus foi o primeiro a descansar.
Encontramos na Bíblia várias menções a várias formas de férias ou períodos de descanso: Noite, Sábado, Ano sabático, Ano do jubileu, Feriados religiosos.
O que a Bíblia fala então sobre férias e descanso?
1. Deus criou o descanso.
A Bíblia inicia com o trabalho de Deus, a criação do mundo. Após ter trabalhado 6 dias, Deus descansou no 7º dia. Esse padrão foi posteriormente passado ao Homem. Portanto, Deus não só criou o trabalho como criou o descanso.
2. Jesus também descansava e convidava outros a descansar.
Jesus sempre trabalhou. Antes de iniciar o seu ministério, Ele trabalhava como carpinteiro. No entanto, no meio de uma vida bastante agitada e seguido por muitas multidões, Jesus ausentava-se para descansar.
3. Deus criou o descanso como uma ação posterior ao trabalho.
O descanso é mencionado na Bíblia como uma ação após um período de trabalho. O sábado surgia depois de 6 dias de trabalho. A Bíblia condena uma vida de preguiça e de ócio. No entanto, dá suporte ao descanso de quem trabalha.
4. O objetivo é ter um período de descanso integral.
Nos dias oficiais de descanso na Bíblia, ninguém podia de facto trabalhar. Necessitamos de períodos completamente desligados do nosso trabalho.
5. As férias são um período de renovação.
Um período de férias e descanso é essencial para cuidarmos da nossa saúde mental e física e para conseguirmos ser mais produtivos e trabalhar melhor. Certamente, um trabalhador que nunca descansa não conseguirá completar da melhor forma o seu trabalho. Para o cristão, as férias são uma oportunidade de dedicar tempo a cuidar de si e da sua família. Não é um momento para evitar o trabalho mas sim renovar as forças para o trabalho.
6. As férias são um período para dedicarmos mais tempo a Deus.
Um dos objetivos dos dias de descanso na Bíblia, era o povo dedicar-se a orar a Deus. As férias são uma excelente oportunidade de buscarmos mais a Deus longe da azáfama do trabalho.
7. As férias são um período de confiança na provisão de Deus.
“Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama. ” Salmos 127:2
Atualmente, em muitos países, trabalhadores por conta de outrem não são prejudicados financeiramente quando tiram férias. Contudo, não foi sempre assim e muitos trabalhadores enfrentam o desafio de perda de rendimento no período de férias. No entanto, o que a Bíblia nos mostra, é que quando somos fieis a Deus, Ele cuida da nossa vida financeira e permite o descanso. De facto, Deus provê todas as coisas. Tirar férias pode ser um ato de fé e de confiança na provisão de Deus.
Que férias devo fazer?
Podemos certamente concluir, que todos necessitamos de períodos de descanso. No entanto, como bons gestores dos recursos que Deus nos dá, precisamos ajustar as nossas férias à nossa realidade financeira. Algumas dicas para escolhermos bem as nossas férias:
- Fuja de férias dispendiosas que o levam ao stress financeiro.
- Confirme no seu orçamento quanto pode efetivamente pagar.
- Procure planear e reservar férias com o máximo de antecedência para conseguir os melhores preços e ter tempo para fazer uma poupança.
- Nunca contraia uma dívida/crédito para ir de férias. Essa decisão pode ser ruinosa. Veja o artigo da dívida sensata.
- Não permita que umas férias afete a sua capacidade de poupança para objetivos importantes.
À luz da Bíblia, tirar férias ou períodos de descanso não só é recomendável como é de facto importante. No entanto, não precisamos de gastar uma fortuna para descansarmos. Primeiramente, precisamos satisfazer as necessidades da nossa família e depois encontrar um valor apropriado para gastar com férias, sem nunca abdicar de poupança. Muitas famílias vivem financeiramente apertadas por optarem por férias dispendiosas. Precisamos ser sábios. As férias devem ser um período de benção para a família e não de desgaste e preocupação.