As férias são momentos especiais para relaxar, se divertir e criar memórias duradouras com a família. No entanto, muitas vezes as férias trazem uma carga financeira pesada e uma preocupação com os gastos excessivos. A falta de planeamento e gestão, leva muitas famílias a endividarem-se e a sofrerem de stress financeiro após este período de descanso.
A Bíblia mostra-nos que as férias são importantes pois necessitamos de momentos de descanso para recuperar as nossas forças. Pode ver aqui mais sobre o assunto.
Portanto, de forma a aproveitar ao máximo as suas férias sem comprometer a sua saúde financeira é necessário criar um orçamento de férias. Não há forma melhor de podermos relaxar nas férias, sabendo que não vamos chegar a casa falidos. Neste artigo, vamos fornecer dicas práticas para criar um orçamento de férias inteligente e que não traga um peso na sua carteira.
Orçamento para Férias: 7 dicas práticas.
Seguem 7 dicas fundamentais para férias com gastos controlados.
1. Defina um valor total para as suas férias.
Antes de começar a planear as suas férias, estabeleça um limite realista para os gastos totais. Considere a sua situação financeira atual, o seu orçamento mensal, os seus objetivos financeiros, as suas dívidas e as suas poupanças. Encontre um valor que o mantém longe do stress financeiro.
2. Pesquise e compare o máximo possível.
Faça uma pesquisa detalhada sobre os destinos, alojamentos, bilhetes e todas as atividades que deseja incluir nas suas férias. Compare os preços em diferentes plataformas e utilize sites de comparação para encontrar as melhores ofertas. Procure um agente de viagens pois pode beneficiar de aconselhamento profissional. Fique atento a descontos e promoções especiais que possam ajudar a redução de custos.
3. Equacione opções mais acessíveis.
A qualidade e a experiência positiva das férias não estão necessariamente ligadas a um alto custo financeiro. É possível desfrutar de férias agradáveis e memoráveis sem gastar uma grande quantidade de dinheiro. Se tem um orçamento mais pequeno seja criativo: procure atividades gratuitas, hospedagens mais simples, lugares menos conhecidos e cozinhe sempre se for necessário.
4. Faça uma lista de todas as despesas.
Depois de encontrar todos os valores, faça uma lista completa de todas as despesas como por exemplo: viagem, estadia, alimentação, lembranças… Defina um valor exato para cada categoria, sem ultrapassar o limite definido no passo 1.
5. Planeie com antecedência.
Ao planear as férias com antecedência, terá a vantagem de encontrar oportunidades mais baratas. Além disso, a antecipação permite que possa planear e fazer uma poupança específica para as férias.
6. Leve dinheiro limitado.
Um dos maiores erros financeiros de sempre que cometemos nas nossas férias é não definirmos um valor para as despesas diárias das férias. Muitas famílias conseguem economizar na estadia e na viagem mas depois gastam excessivamente em despesas como atividades, restaurantes, lembranças, comércio de rua e outros pequenos gastos. Uma dica muito útil é levarmos um envelope com dinheiro limitado ou um cartão de débito de uma conta secundária com um valor limitado. Dessa forma, seremos obrigados a controlar as nossas despesas. Não veja isto como uma limitação mas sim como uma permissão para gastar pois se tiver dinheiro no cartão ou no envelope, poderá gastar sem culpas nem remorsos.
7. Nunca contraia dívida.
Contrair dívidas para financiar férias é uma atitude insensata por muitos motivos. Primeiramente, este tipo de créditos pessoais acarretam juros e encargos excessivos, ficando as férias muito dispendiosas. Para além disso, ir de férias sabendo que quando chegar a casa terá uma divida para pagar não produzirá o efeito que pretendemos: umas férias relaxantes e sem pressão. Em termos financeiros, a opção é ruinosa pois estamos a aumentar o nosso endividamento sem obter nada de valor em troca, gerando apenas empobrecimento. Pode ver aqui melhor o que é uma dívida sensata.
Em vez de contrair dívidas para férias, é recomendável poupar antecipadamente e planear as suas férias dentro das suas possibilidades financeiras. Isso permitirá que aproveite as suas férias sem o peso das dívidas e que mantenha uma base financeira sólida para o futuro.
Não existe melhor forma de fazermos férias em família sabendo que não estamos a entrar em ruína financeira nem a tomar decisões que trarão stress para a nossa família. Aproveite ao máximo este período em família, tomando decisões sábias que trarão paz e descanso à sua mente e à sua carteira.