Certamente, já todos ouvimos especialistas em finanças pessoais a afirmar que precisamos de ter um orçamento familiar. No entanto, às vezes olhamos para a ideia como algo demasiado rigoroso ou exagerado. Nada desta ideia, é nova. A Bíblia já falava na importância do orçamento há milhares de anos atrás.
“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Lucas 14:28
Decerto, nós não estamos a construir uma torre mas estamos a construir as finanças de uma família, o que é ainda mais complexo.
10 vantagens de ter um orçamento familiar e como isso pode ser realmente mudar as suas finanças:
1. Permite-nos conhecer os valores.
Primeiramente, o principal objetivo de um orçamento será sempre ganharmos consciência dos nossos rendimentos e despesas. Infelizmente, famílias que não têm esta prática, vivem ao sabor do vento e não sabem o que se passa na sua vida financeira.
2. Traz transparência.
Um dos motivos do dinheiro ser uma causa de divórcio, é a falta de transparência. A infidelidade financeira é um problema e a partir do momento que a família desenvolve um orçamento, todos os movimentos são vistos e conhecidos por toda a família.
3. Ajuda a garantir que não gastamos o que não temos.
Gastar mais do que se ganha é o maior erro financeiro. Apenas com um orçamento e um olhar atento podemos garantir que não ultrapassamos os limites.
4. Traz oportunidade de oração.
Estabelecer um orçamento, para além de dar visibilidade sobre a nossa vida financeira, permite também tomar decisões e planos de ação. Nesse momento, podemos dedicar a nossa vida financeira a Deus e orar de forma consciente por objetivos específicos. Como podemos orar pela nossa vida financeira se desconhecemos o que se está a passar? Convide Deus a participar na sua gestão financeira.
5. Dá visibilidade a gastos desnecessários.
Com um orçamento familiar, podemos mais facilmente encontrar despesas desnecessárias e ganhar consciente do seu peso nos nossos gastos. Pequenas poupanças serão possíveis numa análise minuciosa.
6. Ajuda na definição de objetivos.
Há vários tipos de objetivos financeiros que vão exigir poupança e um controlo apertado de gastos. Poupar de forma eficiente sem um orçamento é uma tarefa praticamente impossível!
7. Permite o diálogo familiar.
O orçamento familiar como o nome indica deve ser feito em família. Quando tiramos um tempo para esta tarefa, podemos em família tomar decisões em equipa e cooperar juntos pelos meus propósitos financeiros.
8. Ajuda a gerir despesas e rendimentos irregulares.
Todos nós temos despesas variáveis e ocasionais. O que acontece quando não temos um plano para o pagamento das mesmas? Quando elas surgem, sofremos com a ansiedade. O mesmo se aplica à incerteza dos rendimentos irregulares. Aprenda aqui a gerir as suas despesas variáveis.
9. Elimina o stress e a ansiedade.
Infelizmente, muitas famílias vivem em stress e ansiedade financeira pois não sabem lidar com o dinheiro. Não há planeamento, não há poupança, não há organização. Entenda que não é isso que Deus pretende para a nossa vida.
10. Permite ajustar a nossa vida financeira conforme os propósitos bíblicos.
Como cristãos, pretendemos que as nossas finanças sejam geridas conforme os princípios bíblicos. Para tal, precisamos ter um olhar atento ao que fazemos com o nosso dinheiro. O orçamento irá permitir-nos entender como está o nosso coração e se estamos a cumprir o que Deus tem para nós.
Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria. Provérbios 21:5
Com toda a certeza, poderíamos ainda encontrar muitas mais vantagens de ter um orçamento familiar. Se queremos ter finanças saudáveis, alcançar objetivos financeiros e viver em paz, precisamos começar pelas raízes que é ter um orçamento. Portanto, assuma o papel de gestor das suas finanças e comece hoje a gerir de forma eficiente. Seguramente, posso afirmar que quando temos um orçamento equilibrado, a nossa vida financeira pode ser transformada!
Siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos: GPSfinanceiro