“Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado” Hebreus 3:13

Procurar conselho faz parte da lista dos princípios bíblicos sobre gestão financeira para uma vida pacífica e próspera, surpreendente não? No entanto, é um dos princípios mais negligenciados por nós. A lista de versículos sobre o assunto é de tal forma impactante que é um tópico obrigatório no nosso curso de finanças bíblicas GPS.

À partida poderíamos pensar que o facto da Bíblia conter tudo o que necessitamos para a nossa vida,  não necessitaríamos de qualquer conselho de outras pessoas. Infelizmente, muitas vezes o argumento é usado para esconder individualismo, vergonha, orgulho ou teimosia. A verdade é que em certas culturas, as pessoas tendem a enfrentar mais dificuldades e constrangimento em falar das suas finanças pessoais. Porém, quanto mais guardamos os desafios e os problemas para nós mesmos, mais insegurança e fracasso iremos encontrar nas nossas decisões. Se na sua vida tivesse procurado sempre conselho, quantos erros não teria cometido?

Encontramos diversas instruções na Bíblia para a importância de nos apoiarmos uns aos outros. Muitas vezes, não temos a capacidade de analisar corretamente as nossas fraquezas e forças. No meio dos problemas financeiros tendemos a ter dificuldade em encontrar soluções com clareza. A verdade é que todos necessitamos desesperadamente de alguém que nos confronte com os nossos erros e pecados, alguém que nos ajude a encontrar soluções para os nossos dilemas e alguém que nos incentive na caminhada. O isolamento é uma das causas que leva à depressão e ao suícidio quando as pessoas enfrentam problemas financeiros.

Procure conselheiros para partilhar o seu orçamento familiar.

O que a Bíblia fala sobre conselho?

A Bíblia não só nos encoraja a pedir conselho como afirma que isso é muito importante para obtermos sabedoria, direção e sucesso em todas as áreas da nossa vida.

1. Conselho é benéfico para a nossa vida. 

“O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.” Provérbios 12:15

“Cada pensamento se confirma com conselho e com bons conselhos se faz a guerra.” Provérbios 20:18

“Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim o amigo encontra doçura no conselho cordial.” Provérbios 27:9

2. Devemos nos rodear de muitos conselheiros.

“Não havendo direção sábia, o povo fracassa; com muitos conselheiros, há segurança.” Provérbios 11:14

“Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.” Provérbios 15:22

3. Conselho traz sucesso.

“Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.” Provérbios 24:6

4. Conselho traz direção.

“Tu me diriges com o teu conselho” Salmos 73:24

5. Conselho traz sabedoria.

“O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho.” Provérbios 13:10

6. Não buscar conselho traz fracasso. 

“Não havendo direção sábia, o povo fracassa; com muitos conselheiros, há segurança.” Provérbios 11:14

“Sei que Deus decidiu destruí-lo, porque você fez tudo isso e não deu atenção ao meu conselho.” 2 Crônicas 25:16

A Bíblia deve ser sempre a primeira fonte de conselho.

Devo pedir conselho para as minhas finanças?

Gostaria de ter sucesso na sua vida financeira? Se sim, então não abdique deste princípio. Assim como as empresas têm o seu conselho de administração, assim como os governantes têm o seu conselho de estado, a nossa família precisa também de uma “multidão de conselheiros”. Rodearmo-nos de bons conselheiros é crucial para que estes nos alertem para os nossos erros e nos encorajam no caminho certo. Não necessitamos de carregar todos os desafios connosco, pelo contrário, perdemos orientação, sabedoria e sucesso quando abdicarmos de outros pontos de vista.

Procure um conselheiro para prestar contas.

No curso de finanças GPS sempre incentivamos os alunos a procurarem um conselheiro sábio para prestarem contas da sua gestão e para partilharem com frequência o seu orçamento. Dessa forma, podem aplicar este princípio e obter conselho regularmente. Um dia iremos prestar contas da nossa gestão e se mantivermos essa prática com alguém de confiança, será mais fácil permanecer no caminho certo.

Primeiramente, procure conselho na Bíblia e em Deus, posteriormente ouça com atenção os conselhos do seu cônjuge e de pessoas sábias. Não se isole. Pode sempre optar por mentoria financeira caso procure alguém com quem partilhar os seus desafios financeiros.

Artigo anteriorComo melhorar a comunicação sobre finanças no casamento?
Próximo artigoAnsiedade financeira: como lidar com ela?
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here