Se acredita que precisa de mais dinheiro para ser mais poupado, mais generoso ou para acabar com os seus problemas, então pode estar enganado.

Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem. E que benefício trazem os bens a quem os possui, senão dar um pouco de alegria aos seus olhos? Eclesiastes 5:11

 

Quantas vezes acreditamos nesta expressão? 

 

Primeiramente, precisamos compreender que a forma como lidamos com o dinheiro está intrinsecamente ligada aos nossos valores e ao nosso caráter. Por isso, sempre vamos gerir as nossas finanças com base naquilo que somos. A Bíblia identifica que o nosso padrão de gestão transmite aquilo que vai no nosso coração. “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” Mateus 6:21

 

Portanto, quando alguém ganha mais dinheiro, ela normalmente vai fazer mais do que aquilo que já faz. Se uma pessoa é generosa, será ainda mais. Se uma pessoa é invejosa, ela será ainda mais. Esta é uma das razões pelas quais, muitos vencedores de lotarias não melhoram de vida com mais dinheiro e acabam na falência. Se somos maus gestores financeiros, não controlamos as nossas finanças, não poupamos, não somos generosos, não procuramos aprender, com mais dinheiro só vai tornar as nossas falhas mais visíveis. 

 

Para além disso, está provado que sempre que aumenta o nosso rendimento, os nossos gastos vão aumentar proporcionalmente. É algo tão natural, que explica o porquê de muitas famílias terem aumentos de rendimento mas não terem a perceção que ganharam mais qualidade de vida. Na verdade, quantas pessoas com o aumento de rendimento, usam-no para poupar mais ou serem mais generosas? Obviamente o instinto humano é de gastar mais. 

 

Nesse sentido, não caia nesta armadilha. O sucesso financeiro está naquilo que somos e na forma como gerimos agora. Ter mais apenas vai realçar aquilo que já fazemos Seja um bom gestor financeiro com aquilo que tem agora. Não espere ter mais, não vai ter qualquer influência. 

 

“Porque, se não forem dignos de confiança nas coisas pequenas, não é nas grandes que o serão” Lucas 16:10″

 

Siga-nos nas redes sociais: GPSfinanceiro

Artigo anteriorO que é um fundo de emergência?
Próximo artigoAinda paga comissão de cartão de débito?
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here