“Então, por que não confiou o meu dinheiro ao banco? Assim, quando eu voltasse o receberia com os juros.” Lucas 19:23

Também chamado de “rendimento passivo“, a renda passiva é uma forma de ganhar dinheiro sem ter que trabalhar ativamente por ele, ou seja, não depende diretamente do nosso tempo ou esforço. Em vez disso, a renda passiva vem de fontes de receita de investimentos. Trocando os termos financeiros por linguagem corrente, a renda passiva vem quando colocamos o dinheiro a trabalhar para nós e quando ganhamos dinheiro enquanto dormimos. Esta é a ferramenta chave para atingirmos mais liberdade financeira.

Podemos obter renda passiva através de arrendamento de imóveis, dividendos de ações ou de fundos de investimento, produtos digitais como a venda de livros e cursos online, royalties, programas de afiliados entre outros tipos de investimento.

O investimento potencia o crescimento do património financeiro.

Quais são as vantagens de ter uma renda passiva?

A renda passiva é uma forma de ganhar dinheiro sem precisar trabalhar ativamente por ele e pode ser uma ferramenta muito vantajosa para as nossas finanças.

1. Diminuição de dependência do trabalho.

“Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra.” Eclesiastes 11:2

Ter fontes de renda passiva diversificadas pode ajudar a minimizar o risco financeiro associado ao desemprego ou a uma doença incapacitante que limite a nossa capacidade de trabalhar. A verdade é que desconhecemos o nosso futuro e chegará uma fase da nossa vida que não teremos tantas possibilidades físicas e mentais para trabalhar. Principalmente, nos últimos anos de vida, a renda passiva poderá ser um complemento fundamental para a reforma.

2. Aumento do património.

“Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.” Provérbios 21:5

Investir em fontes de rendimento passivo pode ajudá-lo a aumentar seu património a longo prazo, fornecendo uma base sólida para a velhice e outros objetivos financeiros. A poupança em si mesma é limitada e insuficiente. Necessitamos de investir a poupança para evoluirmos o nosso património.

3. Liberdade financeira.

Ter uma renda passiva pode ajudá-lo a atingir a independência financeira. Acima de tudo, a liberdade financeira significa liberdade para escolhermos melhor como aplicar o nosso tempo. Liberdade financeira não é podermos comprar tudo o que desejamos porque dessa forma podemos cair na ruína financeira. Também não é procurarmos uma vida ociosa e sem sentido. Estamos a falar em ser livre para cumprir o nosso propósito de vida e para servir melhor o nosso próximo.

Como começar a colocar o dinheiro a trabalhar para mim?

Se queremos introduzir um rendimento passivo na nossa vida, necessitamos ter a disciplina de investir o nosso dinheiro. Não necessitamos de uma fortuna mas sim de começar a fazê-lo de forma regular e consistente. Veja aqui alguns princípios bíblicos sobre investimento. O investimento com sabedoria implica paciência e disciplina. É importante pesquisar e avaliar cuidadosamente suas opções antes de investir e trabalhar com um profissional financeiro confiável para garantir a diversificação e a gestão adequada do seu portfólio. O melhor dia para começar a investir foi ontem, o segundo melhor dia é hoje.

Artigo anteriorControle as suas despesas de forma eficaz!
Próximo artigoCobiça: como ela pode ser perigosa?
Economista e cristã com dedicação ao estudo de finanças à luz da Bíblia. Fundadora e formadora do curso GPS financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here