Quando pensamos em trabalho para Deus, frequentemente pensamos apenas em missionários, voluntários, pastores ou qualquer trabalho numa igreja ou organização de caridade. No entanto, esse pensamento é superficial e incompleto.
Efetivamente, Jesus falou bastante sobre o chamado trabalho secular e muitas parábolas são retratadas em contexto de local de trabalho. A maioria dos Seus milagres acontecem em situações de mercado e os apóstolos foram chamados quando estavam a trabalhar. Assim, o que muitas vezes nos escapa é que o trabalho é um ministério importante e Jesus reforçou a sua importância diversas vezes. Na verdade, não há uma real separação entre trabalho “secular” e trabalho para Deus. Tudo o que fazemos é para Deus e faz parte do nosso ministério.
Vejamos algumas verdades bíblicas:
1. Tudo é feito para Deus.
“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” Colossenses 3:23,24
Primeiramente, quando a Bíblia menciona tudo, é realmente tudo. Isso implica que quando trabalhamos, estamos a fazê-lo para Deus e não para os homens. Essa deveria ser a nossa principal motivação.
2. Deus é o nosso patrão.
“E vocês, trabalhadores, obedeçam aos vossos chefes aqui na Terra, executando conscienciosamente as vossas tarefas, com respeito e temor, como se fosse para Cristo. Trabalhem bem; não o façam só para agradar aos patrões quando estes vos estão a ver, mas antes como trabalhando para Cristo, e como quem está a executar de coração a vontade de Deus; e sabendo também que cada um receberá do Senhor a recompensa por todo o bem que fizer, quer se trate de superior ou de subordinado. E quanto a vocês, os superiores, façam a mesma coisa, segundo o mesmo princípio, sem abusar da vossa autoridade, pois lembrem-se de que Deus no céu é Senhor tanto deles como vosso, e que ele não faz acepção de pessoas.” Efésios 6:5-9
Esta mensagem que encontramos em Efésios é uma das mais completas sobre relações de trabalho. Surpreendentemente, Deus é o nosso verdadeiro patrão e chefe. De verdade, estamos a trabalhar para Deus e não para homens. No entanto, facilmente deixamo-nos levar por um pensamento secular que nos leva a tomar atitudes de descontentamento e negligência. Compreendendo que trabalhamos para Deus, alteraríamos a nossa atitude?
3. Não existe separação entre o secular e o espiritual.
Toda a nossa vida é uma resposta importante à chamada de Deus. Em nenhum lugar da Bíblia encontramos fundamento para a ideia que a nossa vida secular e espiritual estão separadas. Para além disso, não encontramos nenhuma evidência que existam trabalhos espirituais e outros seculares. Se trabalhamos para Deus, então tudo que esteja relacionado com o nosso trabalho é um assunto espiritual. Na Bíblia, vários homens foram usados por Deus nos seus trabalhos “seculares”.
4. Não existe nenhum trabalho mais importante ou mais santo.
Na Bíblia encontramos diferentes pessoas com as mais diversas profissões honestas e todas elas usadas por Deus. Não existe qualquer fundamento bíblico para haver trabalhos honestos mais importantes que outros. Todos os trabalhos são uma missão dada por Deus e fazem parte do nosso ministério.
5. O trabalho é um meio para honrarmos as capacidades que Deus nos deu.
“Assim farão Bezalel, Aoliabe e todos os homens capazes, a quem o Senhor concedeu destreza e habilidade para fazerem toda a obra de construção do santuário, realizarão a obra como o Senhor ordenou.” Êxodo 36:1,2
Deus criou o Homem e deu-lhe variados talentos e capacidades para trabalhar. Quando trabalhamos, de facto estamos a honrar as habilidades que Deus nos deu. Uma vida ociosa leva-nos para oposto dos propósitos de Deus e negligencia o uso dos nossos talentos.
6. Deus dá o sucesso e a promoção.
“O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava.” Gênesis 39:2,3
Não só trabalhamos para Deus como Ele controla todas as coisas relacionadas com o nosso trabalho. Essa realidade deveria ter um impacto tremendo na forma como encaramos o sucesso profissional. Muitas vezes colocamos Deus fora dos nossos assuntos profissionais quando Ele está no comando.
Trabalhar como se fosse para Deus?
Verdadeiramente, nós trabalhamos para Deus. Como isso pode mudar a nossa perspetiva sobre o trabalho? Como podemos incorporar o nosso ministério de serviço a Deus no nosso emprego? Faz-nos repensar a nossas ações?
Creio que quando um cristão encara o trabalho como um modo de adoração e de serviço a Deus, ele se torna um exemplo para a sociedade. Trabalhar na perspetiva bíblica vai nos ajudar a viver a nossa chamada de Deus. A excelência, honra, honestidade, diligência e fidelidade são características que desenvolvemos quando compreendemos e vivemos como trabalhadores de Deus.
Siga-nos para mais conteúdos nas redes sociais: GPSfinanceiro